top of page

Como obter melhores resultados de impressão?

A seleção dos suportes de impressão e do papel é uma etapa importante na obtenção de uma arte-final.

Os papéis usados para impressão têm um efeito significativo na reprodução de cores. O papel reflete a luz não absorvida de volta para o visualizador. Quanto mais refletida a superfície do papel, tal como num papel revestido, maior o intervalo potencial de cores que podem ser reproduzidas.

Recursos da impressora

A qualidade de impressão geralmente é acionada por dois fatores, processo de impressão e material. LPI representa as linhas por polegada que o fabricante da impressora é capaz de reproduzir com o equipamento.

As impressoras digitais exercem uma pressão muito grande sobre o material de impressão. O caminho típico do papel de uma impressora digital é cheio de reviravoltas. Isto é difícil para o material e pode causar problemas com alguns papéis. Para ajudar a lidar com esta situação, a maioria das impressoras digitais alimentam o papel com a granulação perpendicular ao trajeto do papel. 


A maioria das impressoras digitais usa a carga eletrostática para criar a imagem. Para se controlar eficazmente esta carga, o controle da temperatura e da humidade na sala de impressão, é determinante, pois pode causar problemas de alimentação e de transferência de imagem.

Normalmente, os papéis/substratos estão expostos (em armazéns) a temperaturas inadequadas para a sua utilização em equipamentos digitais. Todos os suportes de impressão deverão ser aclimatizados às condições da sala de impressão, antes da sua colocação na impressora. A maioria dos fabricantes recomenda pelo menos dois dias na sala de impressão, antes de realizar o trabalho.

Condições diferentes de temperatura e humidade relativa do ar em ambientes diferentes podem gerar choques térmicos, absorção ou perda de humidade causando problemas como rugas, ondulações, alteração de registro de impressão entre outros.

Muitas impressoras digitais utilizam altas temperaturas para a fusão da imagem no papel (cerca de 200 graus celsius). Se o suporte de impressão tiver alto nível de humidade, esta pode vir a ser convertida em vapor durante o processo de fusão e a imagem deteriorar-se.

Abrir as embalagens do papel somente no momento da utilização do papel/substrato. Todo aquele que não for utilizado de imediato deverá ser reembalado para proteção contra exposição à humidade.

 

 As condições ideais para stock e trabalho com o papel são:
                                                                Temperatura entre 20 e 25 °C.
Humidade relativa do ambiente entre 45 e 60 %.

Os papéis revestidos são muito sensíveis à humidade.

Quando a humidade ambiente excede 40%, vários incidentes de alimentação são também mais frequentes.

  • Recomendações  e informações pertinentes dos substratos de impressão

Os substratos digitais são desenvolvidos e otimizados para funcionar em diferentes mecanismos de impressão e devem suportar a transferência e a fixação do toner sem problemas adicionais.

Altas temperaturas significam que a maioria dos materiais sintéticos são difíceis de usar com dispositivos de impressão.

O perfil de carga necessário para formar uma imagem tende a acumular uma grande quantidade de estática em folhas sintéticas. Esses sintéticos tendem a reter essa carga, a acumulação de estática pode causar constrangimentos e o aparecimento desta forma de artefactos de impressão.

Para evitar complicações estáticas, os media print incorporam recursos para otimizar o desempenho do substrato sintético na impressora.
 

A gama de papéis da inovpaper inclui revestidos e texturados, assim como papéis de cortiça, papéis de ervas e papéis com sementes com gramagens de 75 gr. a 314 gr.

 

A gama de suportes de impressão da inovpaper inclui substratos à prova d'água, cartões de fidelização, adesivos em papel e adesivos sintéticos, itens duráveis, sinalética, pulseiras e soluções de segurança.

Toda a gama foi testada para garantir a mais alta qualidade e o melhor rendimento da sua impressora.

Adesivo permanente - destina-se a durar toda a vida útil do produto. Esse tipo de adesivo é uma ligação forte e de longo prazo. (Etiquetas de tambores, etiquetas de detergentes, embalagens de transporte).

 

Adesivo removível - destinado a aplicações reposicionáveis. Este tipo de adesivo fornece adesão moderada para uso a longo prazo, mas remove de forma limpa. (Cartaz de autocarros, adesivos para carros e marcação de prateleira).

 

Adesivo de baixa aderência - destinado a aplicações reposicionáveis. Este tipo de adesivo fornece um adesivo "tipo adesivo" e remove de forma limpa. (Gráficos de janela).

 

Classe marítima - compatível com BS5609 para rótulos de tambores de óleo, produtos químicos e rótulos de recipientes.

 

O polietileno tereftalato (PET) é geralmente referido como poliéster. Os filmes PET possuem boa rigidez com alta estabilidade dimensional e temperatura. Eles são bi-axialmente orientados durante o processo de fabricação que desenvolve uma resistência à tração muito alta. Os revestimentos superiores proprietários são necessários para obter uma boa qualidade de imagem da impressora e limitar a estática. PET é um material de base ideal para impressão a laser, em grande parte não afetado pelas altas temperaturas do fusor em algumas impressoras. PETs não são afetados pela maioria dos solventes comuns. Eles são relativamente inertes e, como tal, não causam danos ao meio ambiente.

 

Por vezes, as configurações específicas são necessárias ou recomendadas para obter melhores resultados. É necessário criar um perfil.

 

© 2017 by Inovpaper

bottom of page